Homem trans, abreviação de transgênero, é uma pessoa que vive como um homem hoje, mas foi considerada do sexo feminino ao nascer.
Em outras palavras, por nascer com o sexo biológico feminino (vagina), a sociedade lhe designou como “mulher”. Porém, internamente, ela se reconhecia como homem. Esse é o caso do psicanalista Kael Durante, de 41 anos.
“Eu nasci com um órgão feminino e me identifico como homem mesmo antes de saber que pessoas trans existiam. Ou seja, a minha identidade de gênero já era masculina desde sempre”, compartilha.
Para você entender melhor o que significa homem trans, separamos 11 informações. Confira!
Primeiro passo: O que é gênero?
Gênero é o entendimento que a sociedade dá para o que é considerado feminino e masculino. Por exemplo, uma criança que nasce com vagina é entendida como do gênero feminino e precisará usar rosa, deixar o cabelo crescer e se comportar como o esperado de uma menina. Aqui, é importante você saber duas coisas:
- O gênero é cultural: a partir do sexo biológico com o qual o bebê nasce, são atribuídos sentidos e elementos.
- O gênero é designado pela sociedade: a criança não escolhe o seu gênero e somente vai compreender se há identificação com ele ao crescer.
O que é identidade de gênero?
É aquele sentimento interno que faz você se entender como “homem”, “mulher” ou nenhum deles da forma como é posta. Todo mundo tem identidade de gênero.
O que é trans?
Quando nascemos, geralmente um médico determina se somos do sexo masculino ou feminino com base na aparência dos nossos corpos. A maioria das pessoas rotulada como masculina ao nascer acaba se identificando como homens; e as rotuladas como femininas como mulheres.
Pessoas trans são aquelas cuja identidade de gênero é diferente do gênero que lhes foi atribuído. Uma mulher transgênero é aquela vive como uma mulher hoje, mas foi considerada do sexo masculino ao nascer. Um homem transgênero vive como um homem hoje, mas foi considerado do sexo feminino ao nascer. Outras pessoas transgênero não se identificam como masculinas ou femininas, ou são uma combinação de ambos os gêneros. Elas são chamadas de não-binárias.
O que é cisgênero?
É o nome dado a pessoa se identifica com o gênero designado. Ou seja, o oposto de trans.
Posso dizer que “uma mulher virou homem”?
Não. O homem trans já se reconhecia como tal antes da transição. A sociedade lhe impôs um gênero até ele conseguir fazer sua transição.
O que é a transição?
Para a pessoa trans, a transição significa começar a viver conforme sua identidade de gênero, o que pode implicar em mudar roupas, nome e se submeter a procedimentos médicos. Homens trans podem aplicar testosterona e realizar a cirurgia de retirada de mamas, por exemplo. Porém, nem todo homem trans deseja realizar procedimentos para se parecer cisgênero.
O que é a transmasculinidade?
São pessoas trans com identidade de gênero masculina, porém, não necessariamente se consideram homens. Seja porque não desejam parecer fisicamente como homens cisgêneros, seja porque questionam os papéis sociais esperados do que é “ser homem” (“ser violento”, “não demonstra sentimento” etc.).
Todo homem trans vai se relacionar com mulher?
Aqui é preciso entender a diferença entre identidade de gênero (se eu me sinto homem, mulher ou nenhum dos dois/os dois) e orientação sexual (por quem eu me atraio). É como se a identidade de gênero fosse uma seta apontada para dentro, e a orientação sexual estivesse apontada para fora.
Independentemente de ser trans ou cis, cada pessoa pode se sentir atraída por um ou mais gêneros. O homem trans pode ser heterossexual (gostar de mulheres), homossexual (de homens), bissexual (se ambos) etc.
Como alguém sabe que é transgênero?
“Isso varia, mas, geralmente há um sentimento de se sentir inadequado no próprio corpo, um desacordo entre o que sou e o que eu vivo”, resume Kael.
Como me dirigir a um homem trans?
“Aja com naturalidade, pergunte o nome dele e, caso haja dúvida sobre sua identidade de gênero, pergunte: ‘com quais pronomes você gostaria que eu lhe trata-se?”, ensina Kael.
O que não devo perguntar para um homem trans?
Perguntas invasivas sobre a parte genital e sobre o nome “morto”, abandonado após a transição.
Créditos: Freepik