O que é feminismo?

Conheça os principais mitos e benefícios para a sociedade desse movimento social e política

O feminismo é um movimento social e político que busca a igualdade de gênero entre homens e mulheres, lutando pelos direitos das mulheres em várias esferas da sociedade, incluindo política, trabalho, educação e vida pessoal.

Ao longo dos anos, o feminismo alcançou diversas conquistas significativas. Entre elas estão o direito ao voto das mulheres, garantido em muitos países após longas batalhas, e legislações que proíbem a discriminação de gênero no local de trabalho e em outras áreas.

Além disso, o movimento feminista contribuiu para aumentar a conscientização sobre questões como violência doméstica, assédio sexual e disparidade salarial, levando a mudanças sociais e políticas importantes.

Ao entender o significado e os objetivos do feminismo, as pessoas podem reconhecer e combater as injustiças de gênero em suas próprias vidas e comunidades.

Atualmente, o feminismo continua trazendo benefícios, incluindo maior representação das mulheres na política e em cargos de liderança, leis mais abrangentes de proteção contra violência de gênero e conscientização sobre questões relacionadas à saúde das mulheres. Também desafia normas de gênero prejudiciais e promove a liberdade individual e a confiança de mulheres, beneficiando toda a sociedade.

A seguir, pedimos a Helena Milanez, autora da página Feminismo Educativo responder algumas principais perguntas e mitos sobre o que é o feminismo. Confira!

Igualize: O que é feminismo?

Helena Milanez: Segundo a pensadora Bell Hooks, o feminismo é um movimento para acabar com a opressão contra mulheres.

Quais são os principais objetivos do feminismo?

Milanez: Atualmente, no Brasil, queremos: criminalização da misoginia; legalização do aborto; educação para prevenção do abuso sexual nas escolas para todas as idades; fim da lei de alienação parental; que homens se responsabilizem pelas tarefas de cuidado com a casa e com a família; licença parental igualitária;  que parem de tratar as mulheres como objetos sexuais; treinamentos para profissionais da saúde e da justiça para atenderem vítimas de abuso com acolhimento, e não julgamento e parem de nos exigir beleza, e uma beleza cada vez mais irreal e antinatural.

Quais são os mitos comuns sobre o feminismo?

Milanez: Que feministas odeiam homens; que são feias e desleixadas; que querem ser superiores aos homens; que querem proibir mulheres de serem mães e esposas, entre outros. Estão errados porque o feminismo não tem a ver com essas coisas, e sim promover reflexões sobre nos libertar de imposições que a cultura nossas impõe, nos libertar desses roteiros pré-definidos e mudar a sociedade.

Quais foram as principais conquistas do feminismo?

Milanez: O direito de mulheres votarem e poderem ser eleitas; de cursarem faculdade e exercerem a profissão que quiserem; o direito ao divórcio; o direito a pensão do marido ao se separar, já que as que ficaram como donas de casa, ficaram fora do mercado de trabalho, e o marido só pôde se dedicar ao trabalho remunerado porque tinha uma esposa para cuidar da casa e da família.

Todas as feministas compartilham as mesmas opiniões ou há diferentes grupos?

Milanez: Existem diferentes vertentes de feminismo, sendo as mais comuns no Brasil o feminismo liberal, o radical, e o marxista.

(Nota Igualize: Feminismo liberal: foca na igualdade de gênero buscando reformas dentro das estruturas sociais existentes. Marxista: analisa a opressão de gênero dentro do contexto mais amplo das relações de classe. Radical: defende que o preconceito surge a partir do sexo biológico e do gênero associado ao nascimento, com isso, desconsidera a opressão e a identidade de mulheres trans).

Quais são as principais figuras do feminismo?

Milanez: No começo do movimento, foram Olympe de Gouges, Mary Wollstonecraft, Emmeline Pankhurst, Sojoner Truth, Betty Friedan, Kimberlé Williams Crenshaw.

No Brasil Bertha Lutz, e Lélia González. Atualmente, Chimamanda Ngozi Adichie, bell hooks e Angela Davis.

Quais são os desafios atuais enfrentados pelo movimento feminista?

Milanez: Os desafios de sempre: combater a misoginia enraizada na nossa cultura. As redes sociais impulsionam conteúdos de feminismo e de misoginia simultaneamente. Muitos meninos acabam entrando em canais e páginas de misoginia como red pill (movimento que defende a supremacia masculina).

Qual é a importância do feminismo para os homens?

Milanez: Homens também sofrem com o machismo quando se é exigido que sigam um roteiro pré-determinado do que é ser homem; sofrem com a violência de outros homens, aprendendo que masculinidade é dominar a si e aos outros, principalmente as mulheres. Homens precisam aprender feminismo para se libertarem dessa ideia limitante de masculinidade, e para pararem de reproduzir violências contra outros homens e mulheres.

Como as pessoas podem se envolver e apoiar o feminismo?

Milanez: Podem buscar páginas como a minha, que explicam o feminismo de forma didática e com indicações de leituras. Também podem estudar e chamar a atenção de pessoas à sua volta que tenham atitudes machistas.

Créditos da imagem: Freepik