8 filmes para entender a Síndrome de Down

Produções combatem estereótipos ao mostrar potencialidades de quem vive com essa condição

A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo, resultando em características físicas diferentes.

Ao contrário do que muita gente pensa, a Síndrome de Down não é uma doença e pessoas que vivem com essa condição têm potencial para aprender, trabalhar e participar ativamente da sociedade, desde que recebam apoio e estímulos adequados.

E quando o assunto é conscientização, os filmes desempenham um papel importante para sensibilizar sobre o que é a Síndrome de Down e as potencialidades de quem vive com essa condição.

Produções audiovisuais que apresentam personagens com Síndrome de Down ajudam a combater estereótipos e preconceitos, mostrando que as pessoas com essa deficiência são diversas e diferentes entre si. Além disso, os filmes também educam e apresentam formas de aumentar a inclusão em sociedade.

A seguir, listamos 8 filmes que informam sobre o que é a síndrome de Down de maneira sensível. Confira!

O oitavo dia (1997)

Empresário estressado e abandonado pela família quase atropela um rapaz com Síndrome de Down, levando a uma forte amizade entre os dois. Duração: 118 minutos.

Colegas (2012)

Três amigos com Síndrome de Down embarcam em uma aventura em busca de seus sonhos. Duração: 94 minutos.

Anita (2009)

Anita vive uma rotina feliz sendo cuidada pela mãe Dora – uma realidade que muda após um atentado contra a Associação Israelita na Argentina. Duração: 104 minutos.

A outra margem (2008)

Após uma tentativa de suicídio, Ricardo se aproxima da irmã Maria e do sobrinho Vasco, que possui Síndrome de Down. Duração: 106 minutos.

Cromossomo 21 (2017)

Vitória é uma jovem com Síndrome de Down que leva a vida se dividindo entre as aulas de natação, piano e a faculdade. Lá ela conhece e se apaixona por Afonso, que não tem a Síndrome. Duração: 91 minutos.

Café de Flore (2011)

Entre os anos de 1960 e 2010, os destinos de Jacqueline, que é mãe de um menino com Síndrome de Down em Paris, e do DJ Antoine, no Canadá, entrelaçam-se. Duração: 120 minutos.

The Peanut Butter Falcon (2019)

Zak foge de seu lar adotivo para realizar seu sonho de ser um lutador profissional. Duração: 97 minutos.

Eu também (2009)

Baseado em fatos reais, aborda a história de Daniel, um jovem sevilhano de 34 anos que se tornou o primeiro europeu com Síndrome de Down que obteve título universitário. No trabalho, ele se apaixona pela colega Laura. Duração: 103 minutos.

Imagens: Divulgação.

Veja mais:

6 filmes sobre autismo para assistir em família

Colar de girassol: o que significa?