Filmes sobre autistas são uma ótima ferramenta de conscientização para as experiências e desafios de quem vive com o transtorno, podendo sensibilizar e gerar empatia.
As produções audiovisuais também ajudam a combater estereótipos ao mostrar que pessoas inseridas no Transtorno do Espectro Autista (TEA) são diferentes entre si, apresentando potencialidades diversas.
Para completar, filmes estimulam a inclusão ao mostrar a importância de adaptar ambientes e práticas que atendam as necessidades individuais de cada autista.
A seguir, conheça 6 filmes sobre autismo que podem ser assistidos com crianças e adolescentes, parte deles indicada pelo Instituto de Pesquisa sobre Autismo, dos Estados Unidos.
FILMES PARA ENTENDER O AUTISMO
Tudo o que quero (Please stand by, 2018)
Wendy é uma jovem autista independente e brilhante que escreve histórias de fantasia. Ela decide viajar para participar de uma competição ao lado de seu cão, embarcando em uma aventura repleta de desafios e surpresas. Classificação: 10 anos. Duração: 93 minutos.
X + Y (A Brilliant Young Mind, 2015)
Com dificuldade em construir relacionamentos com outras pessoas, um adolescente prodígio em matemática desenvolve uma amizade com uma jovem enquanto compete na Olimpíada Internacional de Matemática. Classificação: 13 anos. Duração: 111 Minutos.
Temple Grandin (2010)
Cinebiografia de Temple Grandin, uma mulher no espectro autista que se tornou uma das principais cientistas na indústria de manejo humanitário de animais. Classificação: livre. Duração: 120 minutos.
O farol das orcas (El faro de las orcas, 2016)
Filme baseado na história do biólogo especializado em orcas, Roberto Bubas, que recebeu a visita de uma mãe com seu filho, que possui uma conexão especial com esses animais. O cientista decide levar os dois à Patagônia para uma terapia usando a proximidade do menino com as orcas. Classificação: 10 anos. Duração: 110 minutos.
Life, animated (2016)
Owen Suskind é um jovem adulto com autismo que enfrentou desafios na fala desde a infância. Porém, ele encontrou uma maneira única de superar essa barreira ao utilizar filmes infantis da Disney para se comunicar com sua família. Classificação: 10 anos. Duração: 89 minutos.
Mary e Max: uma amizade diferente (Mary and Max, 2009)
Uma relação de amizade improvável surge entre uma menina australiana de oito anos e um norte-americano de 44, que passam a se corresponder por cartas. Classificação: 12 anos. Duração: 92 minutos.
Veja mais:
Colar de girassol: o que significa?
Crédito: Divulgação