5 filmes para entender a Síndrome de Tourette

Cinema ajuda a conscientizar sobre desafios e potencialidades de quem vive com esse transtorno neuropsiquiátrico

A Síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por tiques motores e vocais involuntários, como piscar de olhos, movimentos faciais, tosses, grunhidos ou palavras inapropriadas. Os sintomas geralmente começam na infância e podem variar em intensidade ao longo do tempo. A causa exata é desconhecida, mas a genética e fatores ambientais podem desempenhar um papel no seu desenvolvimento.

“Os filmes relacionados ao tema da Tourette são uma grande oportunidade de visibilidade, conscientização e humanização, ajudando o público a compreender como vive uma pessoa com Tourette e seus desafios”, recomenda Alexandro Cardoso, fundador da Fraternidade Comunitária Tourettes Brasil Total

Segundo Cardoso, os filmes também podem ser assistidos em família. “Incluindo ao lado de crianças que possuem a Síndrome, como forma de acolhimento”, explica.

A seguir, conheça cinco filmes que abordam a Síndrome de Tourette.

O primeiro da classe (2008)

Baseado em fatos reais, conta a história de Brad Cohen, que sofreu quando criança na escola por viver com a Síndrome de Tourette. Além disso, ele não contou com o apoio da família. Ao crescer, Brad decide se tornar professor. “Retrata uma realidade das pessoas com Tourette que é o bullying em contexto escolar. Eu me identifico com a história, inclusive com a pressão familiar de tentar esconder os tiques e omitir a síndrome”, relata Cardoso, que hoje também estuda psicopedagogia para ajudar crianças e adolescentes com necessidades especiais.

Toc Toc (2017)

Pacientes com diferentes transtornos neuropsiquiátricos se encontram no consultório do seu psiquiatra, entre eles, um homem com Tourette que apresenta tiques vocais com palavrões. “O grupo aprende mutualmente a partir dos desafios e potencialidades de cada um”, descreve Cardoso.

Vicente quer ver o mar (2010)

Portador da Síndrome de Tourette, Vicente escapa da instituição onde está hospitalizado, juntamente com outros dois pacientes, com o objetivo de viajar à Itália e concretizar o último desejo de sua mãe. “Há um contexto interessante de convívio entre o trio, que se ajuda para superar dificuldades”, relata Cardoso. O filme é alemão e possui uma versão estadunidense, de 2014, chamada Transpondo Barreiras.

O código do amor (1999)

Miles, um talentoso pianista de jazz de 11 anos que tem a Síndrome de Tourette, desenvolve uma amizade especial com um saxofonista de jazz, Benny. O filme aborda temas como aceitação e expressão artística por meio da música.

A menina do país das maravilhas (2009)

Phoebe é uma menina que vive com a Síndrome de Tourette e é rejeitada na escola. Ela sonha em atuar na peça Alice no País das Maravilhas e passa a buscar refúgios em suas fantasias, confundindo sonho e realidade.

Veja mais: